domingo, 26 de setembro de 2010

Obcessão pela tomada de decisão Vs Formar jogadores

A mais recente "onda" de treinadores, formada seja na faculdade, seja nas associações, vem quase que "formatada" para ensinar a decidir bem.

Todos aqueles que vêm e falam sobre futebol (e é possivel verificar isso por toda a blogosfera) se preocupam com a tomada de decisão, com as soluções que o jogador tinha na altura, com as que devia ter.

Torna-se quase uma obcessão.

O reflexo disso no treino, é o previligiar o ensino do jogo através desses ideais.

É frequente hoje em dia ouvirmos em treino "qual era a solução mais facil?" ou "é melhor 2x1, ou 1x2? vai pelo mais facil, vais ter sucesso mais vezes!!" 

E assim.. aos poucos, vamos formando jogadores cada vez mais iguais, que decidem tudo bem mas que.... não fazem nada de novo.

Com este tipo de ideias, vamos ter muito mais Moutinhos do que... Cristianos Ronaldos, já que a maioria dos comportamentos dele, estão errados quando se tem essa obcessão pelo que está correcto, pelo que é mais facil.

Ao colocarmos a boa tomada de decisão como o foco principal do treino... será que estamos a "matar" a criatividade dos jogadores? Será que estamos a condicionar e a formatar jogadores todos iguais?

É que... São os Di Marias, os Cristianos, os Quaresmas que valem milhões... são esses que desiquilibram, e são esses que fazem com que as pessoas paguem o bilhete.. mesmo que não decidam sempre bem.

Dá que pensar..

3 comentários:

  1. "São os Di Marias, os Cristianos, os Quaresmas... ...que fazem com que as pessoas paguem o bilhete"

    Isto é muito redutor da audiência que vai aos jogos de futebol. Tenho (quase) a certeza que os espectadores de futebol têm outras motivações para o fazer. Quais, não sei, não me vou atrever a imaginar. Alguém que faça um inquérito, quem saben se os dados obtidos não seriam úteis.

    O correcto não é fácil. Nada disso. É preciso ser inteligente e rápido a pensar para decidir correctamente mais vezes. Muitas vezes a decisão "correcta" é algo que não passaria pela cabeça de ninguém. É preciso ter criatividade para isso. Dizer que tomar a decisão correcta limita a criatividade é um completo absurdo. Além de implicar que Di María, Ronaldo e Quaresma são jogadores criativos. Sim, tem bastante técnica individual, mas não me lembro de isso ser sinónimo de "criatividade".

    "Ah e tal, penso (aqui é começa o erro, "pensar" é admitir que não sabe e está a inventar) que a obsessão pela tomada de decisão daria ao futebol mais Moutinhos que Ronaldos". Entre um jogador inteligente, com entrega ao jogo, que ocupa bem os espaços e decide bem, e um brinca-na-areia inconsequente mas com imensa técnica individual, escolho o que costuma dar melhores resultados. E não, não é o segundo.

    ResponderEliminar
  2. Boas, obrigado pelo comment

    Entendo onde queres chegar, ainda mais num blog onde o titulo é Ataque Organizado, é claro que a primeira opção vai no sentido daqueles que entendem o jogo, e dentro da organização da equipa conseguem ter a inteligência e capacidade para encontrar o menos óbvio, o menos previsível para chegar ao sucesso.

    O que o post trata, é de no treino se verificar outro tipo de situações, que retiram liberdade aos jogadores.

    Já tenho visto situações de treino em pré-escolas e escolas, em que numa situação de 2x1, o treinador pura e simplesmente não deixa o portador da bola arriscar o drible, porque não é (na cabeça do treinador) a melhor solução.

    Logo, através desse tipo de instrução, vai estar a limitar os graus de liberdade a criança.

    A melhor solução é fixar o defesa e passar para o jogador livre.. "SE" (quantas situações é que acontecem em que o defesa é fraco, o companheiro também e ... a melhor situação é mesmo o drible, nem que seja porque o defesa foi inteligente e cortou a linha de passe), e é esse "SE" que deve ser ensinado, e deve ser dada liberdade aos jovens jogadores para experimentarem as várias variaveis.

    Caso contrário, daqui a 10, 15 anos só temos um tipo de jogadores, robotizados que apenas sabem realizar as coisas de uma maneira.

    Fazem tudo bem... mas só daquela maneira, e é preciso mais para se ter sucesso ao mais alto nivel.

    Os Ronaldos e Di Marias só valem o que valem, quando conseguem entender quando é que devem "ir para cima" e quando é que devem manter a circulação de bola. Quantas vezes é que as suas equipas sofreram contra ataques perigosos devido a percas de bola de 1x2 ou 1x3 ?

    Treino segundo a tomada de decisão... sim, Mas.. não só.

    ResponderEliminar
  3. Boas. Belo post e comentários. Por uma questão de horário falarei melhor amanhã, mas entretanto fico já a acompanhar o resto da discussão.

    Abraço

    Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

    Bimbosfera.blogspot.com

    ResponderEliminar